Zimbra: Apresentação de case de sucesso na VMworld 2012


A VMworld é uma conferência global sobre virtualização e cloud computing realizada anualmente pela VMware. Este ano ela foi realizada em São Francisco, Califórnia, entre os dias 26 e 30 de agosto com outra edição entre os dias 9 e 11 de outubro, em Barcelona. A equipe da Aeon Technologies, empresa que oferece o Onemail, teve o prazer de participar da primeira edição apresentando um dos nossos cases de sucesso, que envolve a migração de 1500 contas para um servidor de e-mail VMware Zimbra em apenas 3 meses.

Veja as fotos da nossa participação no VMworld 2012

Vantagens do VMware Zimbra sobre o Exchange e o Google Apps

O evento contou com a participação de mais de 20 mil pessoas que se distribuíam entre as diversas seções que aconteciam em paralelo. Sob o título “Zimbra: How to defeat the rest” (Zimbra: como derrotar o resto), apresentamos como mostramos ao cliente as vantagens do servidor de e-mail Zimbra sobre os principais concorrentes: o servidor de e-mail Microsoft Outlook e o serviço SaaS (Software as a Service) do Google.

ZIMBRA VS. GOOGLE APPS

A comparação entre o Google Apps e o servidor de e-mail Zimbra começa pela política de privacidade do Google, que permite que ele use as informações armazenadas em seus servidores da maneira que o convir. Isso por si só já representa um grande risco para uma empresa com mais de 1500 contas de e-mail trabalhando em prol de um faturamento superior a 1,1 bilhões de dólares. Além disso, o serviço oferecido pelo Google traz insegurança às grandes corporações sobre onde suas informações estão sendo armazenas e como elas podem ser acessadas pelas suas equipes de TI. Em um caso extremo, como uma equipe de TI pode ter acesso a base de e-mails do Google para fazer uma migração, por exemplo?

ZIMBRA VS. MICROSOFT EXCHANGE

Comparando o Zimbra com o Microsoft Exchange, o primeiro se mostra melhor em várias funcionalidades que o permitem ser mais eficiente, mais escalável e mais barato. Os custos de implantação do Microsoft Exchange são significativamente superiores aos do Zimbra. Se levarmos em consideração que, em nosso case de sucesso era necessário instalar clientes de e-mail para vários usuários, os custos com licenciamento do Microsoft Outlook elevariam o custo total em quase 460% se a solução da Microsoft fosse escolhida. Soluções como o HSM (Hierarchical Storage Management); que permite segmentar o armazenamento de acordo com a frequência de acesso; o MTA (Mail Transfer Agent); que recebe e filtra os e-mails antes de entrega-lo ao servidor; e duas rotinas de backup diferenciadas tornam o Zimbra uma solução de servidor de e-mail muito mais robusta e escalável que as demais do mercado.

11 passos para migração do servidor de e-mail VMware Zimbra

Finalmente mostramos o plano de ação para migrar o servidor de e-mail antigo para o novo servidor VMware Zimbra:

  • Agrupar usuários de acordo com seus perfis.
  • Escolher e comprar equipamento.
  • Projetar a solução de colocation.
  • Fazer o backup do servidor de e-mail antigo.
  • Mover o servidor de e-mail antigo para o datacenter.
  • Alterar as configurações de DNS.
  • Adquirir as licenças Zimbra de acordo com os perfis dos usuários.
  • Dividir os domínios para migrar as contas em grupos.
  • Treinar os usuários-chave.
  • Migrar as contas em grupos.
  • Descomissionar o servidor antigo.

Apesar de pouco conhecido pelo cliente antes que tivéssemos apresentado a solução para servidor de e-mail Zimbra, a satisfação dos usuários com a solução foi imediata. Logo após a migração, apenas 20% dos usuários (aproximadamente) tiveram dificuldades com o Zimbra. Considerando que todo o processo de migração levou apenas 3 meses esta proporção é muito baixa.

Veja os slides da apresentação “Zimbra: How to defeat the rest“:


Solicite uma cotação Onemail agora!
[easy_contact_forms fid=3]